Dia 23 de abril é comemorado o Dia Mundial do Livro, data que foi instituída pela UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) em 1995. O dia escolhido, além de prestar um tributo para grandes escritores que faleceram neste dia, como William Shakespeare, Miguel de Cervantes e Inca Garcilaso de la Vega, também tem como objetivo fomentar ainda mais a prática da leitura e reforçar a importância do livro para história do nosso mundo como um todo. Na conferência geral de 1995, a UNESCO justificou a necessidade da existência de uma comemoração através da ideia de que os livros vêm sendo a maior ferramenta, historicamente, de difusão de conhecimento e de conservação dele. E ainda que toda iniciativa que fomenta tal prática, também estimula o enriquecimento cultural e o desenvolvimento de inúmeros benefícios, tanto para o indivíduo, como para sociedade.

É nítido que os benefícios dos livros e do ato de leitura são inumeráveis em âmbitos diferenciados. E para celebrar o dia daquele que traz sensações tão únicas para nós leitores e a importância deles, preparamos uma lista de livros mais que especiais: são histórias dedicadas a contar sobre o amor incondicional pela leitura!

A BIBLIOTECA DA MEIA-NOITE

Obra escrita por Matt Haig, que além de romancista é um jornalista inglês. Apesar das várias obras publicadas e dos inúmeros prêmios alcançados, ¨A Biblioteca da Meia-noite¨ foi com certeza um de seus maiores acertos. A obra conta a história de Nora, uma mulher que apesar de jovem e cheia de potencial, se vê perdida em sua vida e em suas próprias escolhas e graças a um lugar mágico, tudo muda para ela. A Biblioteca da Meia-noite, um lugar entre o tudo e o nada, é a oportunidade perfeita de Nora revisitar novas oportunidades, outras vidas e descobrir o real sentido de viver uma vida que valha a pena ser vivida. Através dos livros, Nora vive mais vidas do que jamais poderia viver sem eles. 

MEUS DIAS NA LIVRARIA MORISAKI

O romance japonês escrito por Satoshi Yagisawa, apesar de ter sido seu estreante, foi um grande sucesso. O best-seller internacional é uma narrativa sobre recomeços, em que a jovem Takako após receber o anúncio que seu namorado — o qual ela esperava formar uma família com ele — vai se casar com outra mulher, precisa refazer os caminhos e descobrir um novo jeito de ser feliz. Aceitando a proposta do tio Satoru de ajudar na livraria que está há mais de 3 gerações na família, ela acaba  se encantando pela literatura e pelo poder que os livros podem ter de curar até as dores mais profundas.

BEM-VINDOS À LIVRARIA HYUNAM-DONG

O sucesso mundial de Hwang Bo-reum, “Bem-vindos à livraria Hyunam-dong” conquistou o coração de todos os leitores, de forma extremamente justa. A história se passa no pitoresco bairro Hyunam-dong e conta a trajetória de inúmeros personagens, que no final do dia querem apenas serem felizes com as próprias escolhas. Ao alimentar um sonho de criança, Yeongju — uma leitora incurável — não achou que poderia fundar um espaço o qual seria um refúgio para todos que procuravam um lugar para descansar, porém foi exatamente o que aconteceu. “Bem-vindos à livraria Hyunam-dong” é principalmente sobre se encontrar, sobre estar em paz com si mesmo e sobre como os livros podem nos ajudar a achar nossos caminhos.

A BIBLIOTECA DOS SONHOS SECRETOS: UMA HISTÓRIA SOBRE A MAGIA DOS LIVROS E SEU PODER DE CONECTAR PESSOAS

E se alguém soubesse exatamente o que você precisa? Alguém desconhecido que, independentemente da forma, sabe o que seu coração procura. É exatamente o que é mostrado ao leitor no romance da escritora e jornalista japonesa Michiko Aoyama. Com 5 histórias independentes que se entrelaçam de maneira sutil, essa narrativa mostra personagens com problemas da vida real, decepções, frustrações e medos que são transformados, a partir da pergunta que a enigmática Sayuri Komachi faz a quem entra na biblioteca do Centro Comunitário de Tóquio: “O que você procura?” E através dessa pergunta, infinitas possibilidades podem aparecer aos que buscam acima de tudo, transformações.

O GATO QUE AMAVA LIVROS

A primeira obra do escritor e médico japonês Sosuke Natsukawa foi um grande sucesso e vendeu mais de um milhão e meio de cópias apenas no seu país natal, e não é para menos. A obra é um grande conforto sobre o menino Rintaro Natsuki que via a livraria afastada da cidade de seu avô como um refúgio, e quando seu avô morre, o medo inevitável lhe atinge: provavelmente ele terá que vender a livraria Natsuke. E no meio de tanta tristeza e desolação, um gato chamado Tigre encontra Rintaro e pede a ajuda de um verdadeiro amante de livros para passar por três aventuras mágicas, a fim de resgatar livros aprisionados e maltratados. “O gato que amava livros” é acima de tudo uma história sobre amor e a importância dos livros não só para nós, porém para nossa história como um todo.

Esses são apenas alguns livros que falam sobre como ler pode transformar até os pequenos detalhes das nossas vidas e como em dias comuns podemos achar nossos caminhos. Te convidamos a continuar embarcando nessa jornada linda que é viver através das palavras, e se você nunca se permitiu experienciar essa sensação, nunca é tarde para começar.

Deixe um comentário

Tendência